quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Quem é KOKOPELLI


KOKOPELLI (pronuncia-se Coke-a-pellie) é uma divindade da fertilidade, usualmente representado como um corcunda tocador de flauta, muitas vezes com um grande falo e penas ou protusões, tipo antenas na cabeça.
Embora de origem não completamente clarificada, esta divindade tem sido venerada por algumas culturas nativas americanas no sudoeste dos Estados Unidos, pelo menos desde há 3000 anos, quando os primeiros petroglifos de Kokopelli foram gravados.
Como a maior parte das divindades da fertilidade, Kokopelli está relacionado quer com os nascimentos quer a agricultura, presidindo também à reprodução dos animais de caça sendo muitas vezes representado acompanhado por carneiros e veados.
Existem muitos mitos rodeando esta divindade. Viajante de povoado em povoado, trazendo a mudança do Inverno para a Primavera, trazendo as chuvas e derretendo a neve, trazendo crianças às mulheres sem filhos. A sua corcunda é tida como sacos de sementes, canções ou crianças. A flauta de Kokopelli simboliza a transição das estações dizendo-se que o seu som pode ser ouvido na brisa morna da Primavera, embora também possa ser vista como um lançador de dardos, por causa dos animais com que às vezes é representado, ou até mesmo como um cachimbo utilizado nas cerimónias sagradas.

Seja qual for o verdadeiro significado de Kokopelli, o facto de ser uma divindade brincalhona, que representa o espírito da música e da dança, espalhando alegria por todos o que o rodeiam faz com que ainda hoje continue a ser uma figura bem vinda no quotidiano actual.

Sem comentários: